Warning: Illegal offset type in isset or empty in /home/sig/www/wp-content/plugins/paid-member-subscriptions/includes/functions-content-restriction.php on line 25

Warning: Illegal offset type in /home/sig/www/wp-content/plugins/paid-member-subscriptions/includes/functions-content-restriction.php on line 49

Warning: Illegal offset type in /home/sig/www/wp-content/plugins/paid-member-subscriptions/includes/functions-content-restriction.php on line 52

Formação em Psicanálise

A Sigmund Freud Associação Psicanalítica (SIG), é uma instituição que desde 1989 se ocupa com a transmissão, a pesquisa e a prática da Psicanálise.

Existente desde a fundação, ou seja, há mais de 30 anos, nossa Formação em Psicanálise é um processo mais amplo e complexo do que o estudo teórico em um “curso” e destina-se a quem deseja dedicar-se ao ofício de psicanalista.

Alicerçada no tripé análise pessoal, estudos teóricos e supervisão, tem a duração de aproximadamente 5 anos. Contempla as especificidades da Psicanálise de crianças, adolescentes e adultos, tendo como fundamentos o legado freudiano, a ética e o diálogo com outros saberes.

Estudos teóricos
Supervisão
Análise pessoal

Estudos teóricos: Ocorrem semanalmente, em formato de seminários presenciais, distribuídos predominantemente nas terças e quartas-feiras durante o período da manhã e da tarde. A obra de Sigmund Freud e o pensamento de autores clássicos e contemporâneos são estudados em 3 eixos: Teoria Psicanalítica, Teoria da Técnica e Psicopatologia. É necessário realizar 3 seminários por semestre no mínimo.

Supervisão: É realizada semanalmente, presencialmente, com supervisores escolhidos dentro do quadro de supervisores da instituição e visa o acompanhamento sistemático da prática clínica em Psicanálise bem como o exercício de integração teórico-clínica. As combinações financeiras acerca dos honorários da supervisão são feitas pessoalmente com o supervisor escolhido.

Análise pessoal: É obrigatória, numa frequência de 3 sessões semanais presenciais, durante todo o período da formação e realizada com analista de livre escolha.

 

O ingresso na formação é também o ingresso na SIG enquanto associação psicanalítica, ou seja, os analistas em formação iniciam, também, a sua participação como membros associados.

Para ingressar é necessário participar de um processo de seleção aberto para profissionais com um curso universitário de Graduação concluído em qualquer área (não é necessário ser em Psicologia ou Medicina).

Coordenadores e Supervisores da Formação

Almerindo Boff
Bárbara Conte
Eurema Gallo de Moraes
Eneida Braga
Elenara Faviero
Fernanda Dornelles Hoff
Frederico Seewald
Janete Luiz Dócolas
Karin Wondracek
Leonardo Francischelli
Luciana Maccari Lara
Luiz Marcírio Machado
Magda Mello
Marilena Dechamps Silveira
Marina Bangel
Rosana Steffen
Silvia Brandão Skowronsky
Sissi Vigil Castiel