Psicanálise e Literatura: pensando a psicanálise à luz de produções literárias infantis

Início January 21, 2021 15:30
Fim January 28, 2021 17:00
Endereço On-line
Conteúdo

Curso de verão EPE
Psicanálise e Literatura: pensando a psicanálise à luz de produções literárias infantis
Com Isabel Doval, Júlia Geyer, Lucas Krüger

14, 21 e 28 de janeiro, quintas-feiras, 15h30 às 17h.

Exclusivo para estudantes
On-line | Sala Zoom*
Quantidade de horas: total de 4h30min

Investimento
R$ 80,00 (os três encontros)

Com duas vagas gratuitas destinadas a estudantes de graduação beneficiários de programas oficiais de apoio e/ou auxílio financeiro à vida estudantil.

Informações e inscrições on-line: www.sympla.com.br/sig
E na Secretaria.

Neste janeiro, nosso curso de verão do EPE-Espaço Psicanalítico para Estudantes visa uma experiência lúdica, de pensar a psicanálise a partir da leitura de produções literárias infantis. Foram escolhidas três obras, cuja leitura conjunta no início de cada encontro proporcionará aberturas à reflexão, assim nos conduzindo em um percorrido pertinente à psicanálise, e aos tempos atuais em que vivemos.
– O trauma e o tempo: reflexões a partir do livro “O rei e o tempo”, de Luiza Mara e Salmo Dansa. Com Isabel Doval, no dia 14/jan.
– A escuta psicanalitica: reflexões a partir do livro “The rabbit listened”, de Cori Doerrfeld. Com Júlia Geyer, no dia 21/jan.
– Reflexões psicanalítico-literárias a partir do processo criativo da escrita do conto “A careca do galo”, de Lucas Krüger. Com Lucas Krüger, no dia 28/jan.

 

Isabel Doval – Psicóloga, Psicanalista, Membro Pleno da Sig, Coordenadora e Supervisora dos Estágios e do Espaço Psicanalítico para Estudantes – EPE na Sig, Didata em processos de grupo (SBDG).

Júlia Geyer – Psicanalista pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica – Sig, Psicóloga pela PUCRS, Especialista em Psicossomática pela UNISINOS, Chefe da Seção de Psicologia do Hospital de Aeronáutica de Canoas, Coordenadora do Espaço Psicanalítico para Profissionais – EPP da Sig, Coordenadora e Supervisora dos Estágios e do Espaço Psicanalítico para Estudantes – EPE, Psicanalista em consultório particular.

Lucas Krüger – Escritor e Psicanalista de adultos e crianças. Membro Efetivo da Sigmund Freud Associação Psicanalítica – Sig, Membro do EPE e Supervisor do Estágio em Psicologia Clínica na Sig. Autor dos livros de poesia “O Sonho da vírgula” (2015) e “Homenagem à nuvem” (2017) e do infantil “A careca do galo” (2018). Organizador/autor do livro “Interlocuções na fronteira entre psicanálise e arte” (2017), Diretor das publicações “Série Escrita Psicanalítica”, Tradutor e Organizador da obra “Sonhos, sintomas e melodias” (2019), com seleção de textos de Sándor Ferenczi e da obra “Sonho e mito: um estudo sobre a psicologia dos povos”, de Karl Abraham, além de ter realizado a tradução da edição centenária do livro “Poemas Árticos” (1918/2018) do poeta chileno Vicente Huidobro.

*Os dados para acesso ao Zoom serão enviados aos inscritos no dia do evento.