Encontro de Psicanálise outubro

Início October 01, 2025 11:30
Fim October 01, 2025 13:00
Endereço Sede da Sig e on-line
Conteúdo

Travessia da adolescência hoje:
entre o estranho e o familiar

– com
Marta Rezende Cardoso
(participação on-line)

 

1 de outubro/25, quarta-feira, 11h30 às 13h.
Atividade aberta e gratuita.
Evento presencial na sede da Sig com transmissão on-line através do Zoom

Inscrições em sympla.com.br/sig
– para participação pelo Zoom: transmissão on-line*
– para participação presencial: na sede da Sig

 

A travessia da adolescência, enquanto experiência subjetiva, nos interroga sobre a retomada do infantil em um novo patamar em que se entrecruzam o estranho e o familiar. Nesta comunicação, a psicanalista Marta Rezende Cardoso irá mostrar como na atualidade essa travessia traumática, que demanda inescapavelmente um especial trabalho psíquico, tem revelado certa radicalidade dessa dimensão.

 

– Marta Rezende Cardoso: psicóloga, psicanalista. Doutora em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental pela Universidade de Paris. Professora Titular do Instituto de Psicologia da UFRJ – Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Autora, organizadora e coorganizadora de diversos livros, dentre eles, Excesso e trauma (Appris), Diferença e Segregação (Appris), Figuras do extremo (Blucher).

 

 

Informações na Secretaria

E-mail: sig@sig.org.br
Whatsapp das 7h30 às 16h30: (51) 98039-0115
Whatsapp das 12h às 21h: (51) 99627-9382

 

*Necessário app Zoom instalado.
Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição enviado pelo Sympla. Veja no e-mail recebido após a inscrição as instruções para conferir como acessar o evento.

*Inscrições por Iphone (app Sympla) – aviso: por exigência conduzida pela própria Apple, foi necessário interromper temporariamente as inscrições para eventos pelo aplicativo Sympla em IOS/Apple/Iphone (disponível na App Store). Por esta razão, recomendamos que a inscrição seja realizada pelo navegador do smartphone (Safari ou Chrome), ou por desktop/computador, ou ainda, por smartphone Android.
Estamos trabalhando para que essa situação se resolva quanto antes. (Nota do Sympla)