Coleção Clínicas de Borda: Coletivo Testemunho e Ação

Coleção Clínicas de Borda: Coletivo Testemunho e Ação

Sig Divulga o lançamento da Coleção Clínicas de Borda – um projeto que tomou corpo através da criação de 22 zines.

Em parceria com a editora n-1, 22 coletivos, clínicas e práticas públicas de psicanálise de todo o Brasil uniram forças para encontrar uma maneira de compartilhar essas experiências e histórias, tornando-as públicas e acessíveis.

São histórias sobre coletivos que se posicionaram contra as exclusões típicas no cuidado em saúde mental, na formação em psicanálise e no trabalho do testemunho de quem sofreu e sofre violência de Estado, visando construir memória, verdade e justiça.

O zine do Coletivo Testemunho e Ação já se encontra no acervo da biblioteca da Sig!

 


Coleção Clínicas de Borda
Coletivo Testemunho e Ação
32 paginas (14x21cm)
ISBN 978-65-81097-83-7

Assunto geral: psicanálise de rua
Palavras-chave: Psicanálise; Clínica pública; Política; Clínica de borda

Disponível na Editora N-1: https://www.n-1edicoes.org/shop?&search=Coletivo%20Testemunho

 

 

A coleção de Zines das Clínicas de Borda Psicanalíticas Brasileiras (Editora N-1, 2003), nasce da experiência compartilhada de psicanalistas inconformadas e inconformados com a resposta clínica de seu fazer e de sua formação face à realidade nacional brasileira, exposta à brutalidade e à violência estrutural (…) interrogam os fundamentos da própria noção de clínica psicanalítica e da lógica excludente da formação do psicanalista, enfim, sua presença na polis. A coleção, aberta, aguarda novas presenças nessa escrita histórica. A psicanálise mudou. A gente queria que você soubesse.

O Projeto/coleção de zines Clínicas de Borda é nacional e costura a história de 22 coletivos que desenvolvem o trabalho em diversos espaços, tendo a psicanálise como referência das práticas. Durante o ano de 2022 cada Coletivo se apresentou e foi construído coletivamente o projeto para retratar a proposta de cada trabalho, através de pequenos textos, fotos e outros recursos, revisitando as clínicas públicas e populares. Durante 2023 foram realizados os lançamentos dos zines, em eventos com a participação de cada Coletivo e convidados.

O que são clínicas de borda – veja aqui.

shares