DOPINHO: um lugar de memórias sensíveis – Palestra-performance de Marta Haas

DOPINHO: um lugar de memórias sensíveis – Palestra-performance de Marta Haas

Ilha das Pedras-Brancas (Ilha Presídio), Porto Alegre, 10 de julho de 1966.
Minha querida Betinha:
Ainda estou vivo. Espero de todo o coração que você tenha recebido as cartas que remeti anteriormente. Esta é a oitava. Nunca pensei que o sentimento que me une a você chegasse aos limites de uma necessidade. Nestes últimos dias, tenho sido torturado pela ideia de que estou impedido de ver teu rosto ou de beijar teus lábios. Todas as torturas físicas a que foi submetido na P.E e na D.O.P.S. não me abateram. No entanto, como verdadeiras punhaladas, tortura-me, machuca, amarga, este impedimento ilegal de receber uma carta, da mulher, que hoje, mais do que nunca, é a única razão de minha vida.

Este é o trecho inicial da última carta recebida pela esposa do sargento Manoel Raymundo Soares, opositor do regime militar, antes de seu assassinato sob tortura. Seu corpo foi encontrado no rio Jacuí, em agosto de 1966 com as mãos amarradas e passou a ser conhecido como o caso das Mãos Amarradas. Entre os locais de tortura, o Dopinho foi um deles e tem a marca de ter sido o primeiro centro clandestino de tortura do Cone Sul, casarão que está situado na rua Santo Antônio em Porto Alegre.

A palestra-performance de Marta Haas conta esta história, como testemunho da vida de Manoel Raymundo Soares e como marca de memória do Dopinho. A obra foi criada no laboratório criativo “Museu, teatro e história”, com Daniele Avila Small e as vídeo-performances têm fotografia e montagem de Pedro Isaias Lucas.

 

O Coletivo Testemunho e Ação convida a conhecer esta história de violência nos tempos da ditadura civil-militar brasileira em nosso Estado.

 

25/agosto/2021, quarta-feira, 19h15 às 21h45
Atividade aberta e gratuita | On-line | Sala Zoom*

Inscrições na secretaria:
– E-mail: sig@sig.org.br
– Whatsapp das 7h30 às 16h30: (51) 98039-0115
– Whatsapp das 12h às 21h: (51) 99627-9382

 

*Os dados para acesso ao Zoom serão enviados aos inscritos no dia do encontro.

shares