Democracia

Início September 02, 2021 19:30
Fim September 02, 2021 21:30
Endereço On-line
Conteúdo

Este curso, aberto à comunidade, destina-se a pensar o que é democracia e discutir as experiências democráticas que se mantém e as que fracassaram, buscando compreender as ameaças que apontam regimes totalitários e fascistas.

 

Curso aberto SIG Intervenções Psicanalíticas

Democracia


4 quintas-feiras, 19h30 às 21h30 – 02, 09, 16 e 23 de setembro

Gratuito | Aberto à comunidade | On-line | Sala Zoom*

Quantidade de horas: 8 horas no total

 

Inscrições exclusivamente em
sympla.com.br/sig

 

Programa:

# Dia 2 de setembro
– Brasil: democracia ou barbárie  – Dario de Negreiros

Professor e coordenador do Curso de Especialização “Psicanálise nas situações sociais críticas” da PUC-SP. Doutorando (CNPq) de Departamento de Filosofia da USP. Trabalhou como consultor da CIDH-OEA (Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão da Organização dos Estados Americanos), foi coordenador do projeto Clínicas do Testemunho da Comissão de Anistia, Ministério da Justiça no governo de Dilma Rousseff, coordenou o projeto CERP-SC (Centro de Estudos em Reparação Psíquica de Santa Catarina).

# Dia 09 de setembro
– Experiência democrática e antidemocrática: a sala de aula e as ruas – Alexandre Costi Pandolfo

Professor, escritor e artista. Doutor em Letras pela PUCRS (CNPq). Pós-doutor em Letras na UFPel (CAPES) e Pós-doutor em Literatura na UFSC (CAPES). Membro do Coletivo Testemunho e Ação – SIG. Psicanalista em formação – APPOA.

– Experiências democratizantes no SUS: coletivos singulares – Sandra Fagundes

Psicóloga, Psicanalista, Especialista em Saúde Comunitária, ex-Secretária Estadual de Saúde do RS e Superintendente do Grupo Hospitalar Conceição.

# Dia 16 de setembro
– Democracia em ruínas – Luis Eduardo Soares

Escritor, Antropólogo, Cientista Político e Pós-doutor em Filosofia Política. É professor visitante da UFRJ, professor aposentado da UERJ e ex-professor do IUPERJ e da UNICAMP. Foi visiting scholar nas Universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh. Publicou 20 livros, dos quais os mais recentes são “Desmilitarizar; segurança pública e direitos humanos” (Boitempo, 2019), “O Brasil e seu Duplo” (Todavia, 2019) e “Dentro da noite feroz; o fascismo no Brasil” (Boitempo, 2020). Foi Secretário Nacional de Segurança Pública, Sub-Secretário de Segurança Pública e Coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, além de Secretário Municipal de Prevenção da Violência em Porto Alegre e Nova Iguaçu.

#23 de setembro
– Democracia em questão – Debate com todos os participantes

 

 

*Acesso pelo link enviado no e-mail de confirmação da inscrição. Você pode conferir nesta página como acessar o evento:
https://ajuda.sympla.com.br/hc/pt-br/articles/360041726311