Leituras Psicanalíticas

Leituras Psicanalíticas

Esse encontro, a partir da leitura do texto “Privacidade, reverie e técnica analítica” – escrito de Thomas Ogden que condensa algumas de suas reflexões mais importantes –, pretende discutir algumas de suas contribuições à escuta psicanalítica. Dentre outros pontos abordados, o texto em questão expõe a maneira como o autor re-articula a forma de apresentar a regra fundamental da análise, bem como seu intuito em complexificar a forma de encarar o divã, sobretudo no que concerne à privacidade de cada membro do par analítico e a instauração das melhores condições para desenvolvimento do trabalho a partir da associação livre e da atenção flutuante.

 

Leituras Psicanalíticas

Thomas Ogden
Com Lucas Krüger – Psicanalista, Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), Membro Efetivo da Sigmund Freud Associação Psicanalítica.

 

23 de junho/22, quinta-feira, 20h às 21h30
Evento presencial | Auditório da Sig
Exclusivamente para sócios

 

Inscrições na Secretaria da Sig
– E-mail: sig@sig.org.br
– Whatsapp das 7h30 às 16h30: (51) 98039-0115
– Whatsapp das 12h às 21h: (51) 99627-9382

 

Leituras Psicanalíticas é um espaço destinado exclusivamente aos sócios, de estudo de textos importantes de grandes teóricos da Psicanálise. O objetivo desse espaço é o de promover a leitura e a discussão de um texto, previamente indicado, o qual será conduzido por um psicanalista convidado que conhece em profundidade a obra do autor do texto a ser estudado.

Neste encontro contaremos com o psicanalista Lucas Krüger que trabalhará o texto “Privacidade, reverie e técnica analítica, o qual é o capítulo 4 (p.101-125) do livro “Reverie e interpretação: captando algo humano” de Thomas Ogden.

Lucas Krüger: Escritor e psicanalista de adultos e crianças. Membro Efetivo da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, membro do Espaço Psicanalítico para Estudantes, membro do Estágio. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF). Diretor da Série Escrita psicanalítica, tradutor e organizador da obra “Sonhos, sintomas e melodias”(2019), com seleção de textos de Sándor Ferenczi, bem como da obra “Sonho e mito: um estudo sobre a psicologia dos povos”, de Karl Abraham. Organizador/autor do livro “Interlocuções na fronteira entre psicanálise e arte” (2017). Autor dos livros de poesia “O Sonho da vírgula” (2015) e “Homenagem à nuvem” (2017), e do infantil “A careca do galo” (2018).

shares